Valparaiso Vinhos e Vinhedos

A Valparaiso Vinhos e Vinhedos tem vinhedos próprios, castas diferenciadas, colheita manual, leveduras selvagens, clarificação natural e sem filtragem. Esta é a filosofia deles de mínima intervenção para o máximo potencial da uva.

 

  • Agricultura: em conversão para orgânico
  • Vinhedos próprios: sim
  • Qtd. de garrafas produzidas: 30.000 a 35.000 garrafas ao ano
  • Vinificação: natural com adição de SO2

Rodrigo Veraldi Ismael

  • Vinícola

Os Vinhos Artesanais Entre Vilas são produzidos no Altiplano do Baú, desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar, na serra da Mantiqueira, no município de São Bento do Sapucaí-SP. A condução dos vinhedos é feita com o mínimo de intervenção possível pois as vinhas são protegidas com uma estrutura que as protege das chuvas, minimizando a ocorrência de doenças e também oferecendo uma perfeita maturação das uvas.

  • Restaurante

Seguimos os princípios básicos do movimento Slow Food, que prega o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores. O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

 

  • Agricultura: sustentável
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural

Zulmir e Neusa de Lucca

Zulmir e Neusa de Lucca, começaram a plantar uvas, e vinificar juntos na década de 90 na serra gaúcha. Anos depois adquiriram uma área de terra virgem, Campo nativo, terra livre, e limpa de qualquer tipo de agrotóxicos. Era o início de um sonho sonhado a dois produzir uvas orgânicas com viniferas no Brasil! Zulmir de Lucca pesquisou terras, por mais de um ano, em todo o sul do país até encontrar esse lugar com características únicas, um micro clima, com grande amplitude térmica (frio de noite, e quente de dia).

“Bioma Pampa gaúcho, solo xisto calcário, campanha gaúcha. Onde cultivamos nossas uvas, cabernet sauvignon, tannat, barbera de Piemonte, pinot noir, Moscato bianco ou antigo, peverella, chardonnay, cabernet franc, Goethe. Moscato de Hamburgo. Estamos construindo a nova vinícola de Lucca junto aos vinhedos orgânicos de lucca. Cada dia é um novo desafio, não é, e nunca foi fácil. Mas estamos na luta por um lugar melhor!! Cuidando da natureza para que assim possamos ter um eco sistema equilibrado, e a saúde de nossos clientes!”

Escrito por Zulmir De Lucca

 

  • Agricultura: orgânica
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural sem SO2

Vanessa Medin

“Acredito ser a mais jovem produtora de vinhos de vinificação natural em idade e tempo também.
Nasci no dia do enólogo e talvez isso já fosse um aviso do universo, sou filha, neta e bisneta  de viticultores, cresci em meio aos parreirais, desde muito cedo tornei-me apaixonada por este universo, já em minha adolescência, decidi que queria trabalhar com vinhos.

Trabalhei em vinícolas de grande, médio e pequeno porte. Comecei no mundo do vinho em 2008 onde tive um rápida passagem pela Cooperativa Aurora no turismo, minha primeira chefe foi Eliane Frare, eu usava aqueles vestidões. No mesmo ano fui para Miolo Wine Group, onde tive o contato com o primeiro chefe enólogo da vida Paulo Giacomoni era o chefe do engarrafamento, setor em que iniciei, como assistente de produção, em seguida fui para turismo e comecei a cursar o superior em Enologia e logo vi que o turismo não era o que fazia meu coração bater mais forte, não que eu não gostasse mas ainda não havia me encontrado! Em 2011 voltei para área técnica graças a uma oportunidade dado pelo Miguel Ângelo Vicente Almeida(enólogo), primeiramente fazendo um treinamento no laboratório para ir para a unidade do Seival( Campanha Gaúcha ) na safra 2012, que abriu portas para uma experiência na unidade do Vale do São Francisco com Flavio Durate (enólogo) e quando voltei para Serra fui para o Laboratório, na safra de 2013 e 2014 tive a oportunidade de trabalhar com o Giuberto Simonaggio(enólogo) diretamente na elaboração, passei também rapidamente e concomitante com a Miolo pela Pizzato em 2013 onde trabalhei como estagiária nos finais de semana no turismo e em 2014 fui para Bueno Wines. Mas o seu contato com a  vinificação natural, aconteceu somente no final de 2015, quando fui trabalhar no Atelier Tormentas, foi paixão a primeira vista!

Além do conhecimento e da experiência adquirida nas empresas que trabalhei, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, alguns dos principais nomes do vinho natural da Europa em viagens para Europa.
Encantei com o mundo do vinho “natural”, passei a sonhar em  produzir vinhos que acima de tudo, representassem a minha filosofia de vida, vinhos com alma e identidade, verdadeiros, saudáveis, puros, sem  adição de  produtos enológicos, sem correções ou mínima intervenção. Vinhos livres… Em 2018 comecei a colocar meus sonhos em ação e fiz uma pequena vinificação, este foi meu início…
Sou grata a todas as pessoas e oportunidade que tive!”

Escrito por Vanessa Medin

 

  • Agricultura: em conversão
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural

Marina Gallian

“A Biosabores é uma empresa agrícola de uma família pequena (4 pessoas, sendo 2 crianças), que produz suco de uva integral e vinhos naturais.
A produção de vinhos data de 2018, com o primeiro vinho sendo o Farfalla, elaborado a partir das uvas de videiras centenárias. A partir daí nos embrenhamos no mundo do vinho e começamos a vinificar todas as uvas do sítio, experimentando diferentes fermentações e combinações entre as variedades, seja co-fermentação ou cortes.

O nosso propósito não é simplesmente produzir suco ou vinho, mas sim proteger um pedacinho de planeta, que demos o apelido de Sítio 62 (em homenagem a Rache Carson, que em 1962 lançou o livro Primavera Silenciosa). Os produtos provenientes do vinhedo são formas de demonstrar que é possível cultivar a terra com respeito e poder levar isto a muitas pessoas faz com que essa ideia se propague.”

Escrito por Marina Gallian.

 

  • Agricultura: orgânica e biodinâmica
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural sem SO2