Micael Eckert e Diego Cartier

Valparaiso Vinhos e Vinhedos

A Valparaiso Vinhos e Vinhedos tem vinhedos próprios, castas diferenciadas, colheita manual, leveduras selvagens, clarificação natural e sem filtragem. Esta é a filosofia deles de mínima intervenção para o máximo potencial da uva.

 

  • Agricultura: em conversão para orgânico
  • Vinhedos próprios: sim
  • Qtd. de garrafas produzidas: 30.000 a 35.000 garrafas ao ano
  • Vinificação: natural com adição de SO2

Pedro Cupertino, Paola Wink e Davi Pretto

“Somos três amigos em constante reinvenção. Encontramos no vinho natural, a possibilidade da experimentação e a busca por novos sabores. Nossos vinhos são resultados de uma produção em escala humana, com cuidado e curiosidade, em que cada gesto e cada decisão é fundamental.”

Escrito por Pedro Cupertino, Paola Wink e Davi Pretto.

Leonardo de Aranha Haupt

“O Projeto Montaneus – vinhos artesanais de vinificação natural, surge com a missão de renascimento e renovação. Após 30 anos de experiência em cultivo de uvas, buscamos o desafio de produzir vinhos naturais. Esse método proporciona ao degustador uma nova experiência de ELEVAÇÃO dos sentidos.

Os vinhos Montaneus além de trazer em seus rótulos imagens que remetem aos locais por onde já nos aventuramos, irão contar histórias fazendo sempre uma analogia às características do vinho, valorizando regiões do Brasil pouco conhecidas, tendo como elementos a fauna e flora ilustradas nos rótulos. Essa é mais uma aventura, cheia de etapas a serem conquistadas, mas repleta de paisagens lindas e um horizonte a se perder de vista!

Esses vinhos são nossa história de vida. Cada elemento de sua apresentação foi pensado para narrar um pouquinho dessa trajetória… como por exemplo, nosso logo com a borda do Pico Paraná, ponto mais alto da região sul do país, e responsável pelo nosso encontro (Léo e Gabi). A araucária e o pôr-do-sol, elementos marcantes da Cabana onde vivemos e produzimos os vinhos, que agora queremos compartilhar com vocês.

Sobre o vinhateiro

Enólogo com ampla experiência em empresa multinacional, tendo participação na elaboração, com técnicas de assemblage e degustação de espumantes. Sua principal atuação durante sua trajetória profissional foi na área de viticultura, supervisionando e gerenciando todas etapas do cultivo de vinhedos na Serra Gaúcha.

Trabalhou como supervisor agrícola, de enologia e viticultura na empresa Moêt Hennessy do Brasil – Chandon, no período de 1991 a 2013. Neste período, atuou na supervisão com participação na elaboração, assemblage e degustação de espumantes, supervisão em todas etapas do cultivo de vinhedos próprios na Serra Gaúcha, com ênfase na produção de variedades como Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico em espaldeira, bem como supervisão e prática em todas as etapas no cultivo de videiras, em sistema latada, lira e espaldeira, manutenção de maquinários, totalizando 53 hectares.

Em 2019 começou a realizar experiências de vinificação natural, e então em 2020, Léo e Gabi começaram sua produção própria de vinhos naturais. Além de viticultor e enólogo, é um aventureiro de corpo e alma. Montanhista, tracker e corredor de aventura, consorcia suas grandes paixões no projeto dos Vinhos Montaneus. O vinho e a montanha! Dentre suas experiências, estão a ascensão a montanha Aconcágua (2 vezes), a travessia da maior praia do mundo (3 vezes), subida aos maiores picos do Brasil, e corridas de
montanha como La Misión (Argentina).”

Escrito por Montaneus Leonardo de Aranha Haupt

 

  • Agricultura: convencional
  • Vinhedos próprios: não
  • Qtd. de garrafas produzidas: 190 garrafas
  • Vinificação: natural com adição de S02

Vinícola Don Carlos

“Localizada no município de Santo Ângelo, na região noroeste do Rio Grande do Sul. É um projeto idealizado pelo viticultor Carlos Boff, o qual desde 1999 cultiva videiras.

A essência da Vinícola Don Carlos está fundada em um modo de vida sustentável e autêntico, e é por essa razão que focamos em produzir vinhos e espumantes naturais, potencializando o terroir missioneiro, com o uso mínimo possível de intervenção.

Os rótulos dos vinhos são uma verdadeira obra de arte e contam a história do povo missioneiro. O autor dessa ideia é o artistas plástico e arquiteto Antonio Warpechowski, a “Coleção Raízes Vivas” é de sua autoria.”

Escrito por produtores da Vinícola Don Carlos

Paraíso das Frutas | Mirtilo

Pomar de mirtilos agroecológicos premium.

Pianegonda Vinhos

“Somos uma vinícola dedicadada a produção de vinhos biodinâmicos e naturais na cidade de Viamão/RS.
Nossa propriedade possui 3 hectares e pretendemos chegar a 1 hectare de vinhedo plantado.
Nossos vinhedos começaram a ser implementados no ano de 2015 e desde então o manejo é biodinâmico. Estamos em processo de certificação Demeter.
As Variedades plantadas são chardonnay, alvarinho, tannat, nebbiolo, verdicchio.”

Escrito pela equipe Pianegonda Vinhos

La Coronilla Agroecologia

Propriedade familiar agroecológica.
Integrante da Rede Ecovida de Agroecologia.

“Aprender que tudo demora o tempo necessário para se desenvolver é um grande desafio.. e nós aqui da Coronilla somos gratos às oportunidades diárias de fazer escolhas que nos conduzem pelo melhor caminho.. o caminho do bem, da harmonia e da responsabilidade.
No plantio agroecológico, esperar este “tempo” sem querer apressar a ordem natural das coisas é um princípio básico.. é simplesmente sobre respeito.
Respeito à terra que precisou ser trabalhada, respeito aos animais que aqui também vivem e manifestam, respeito as águas que cumprem seus ciclos, respeito aos agricultores que dedicam um tempo importante de suas vidas para que aquele alimento seja bem desenvolvido e sadio.. respeito!
Conheça quem produz teu alimento, temos certeza que isso fará diferença em tua vida.”

Escrito por produtores da La Coronilla Agroecologia

Agroindústria Nostro Lavoro

Agroindústria familiar criada com o intuito de colocar comida saudável e de qualidade na mesa das pessoas. Farinhas de milho crioulo. Chimias e geleias. Compotas e conservas. Frutas, verduras e legumes

Café do Mercado

“O interesse por cafés de alta qualidade segue crescendo no mundo e no Brasil. Nossa dedicação em desenvolver as origens brasileiras de cafés de alta qualidade desde 1997 nos coloca em otima posição para participar desse mercado. Acreditamos e estamos vivenciando um novo boom de cafeterias, cada vez mais exigentes. A busca por cafés especiais (no nosso caso certificados pela BSCA) no varejo tambem é uma crescente.

Cuidar da natureza sempre foi importante pra nós. A certificação BSCA, Brazil Specialty Coffee Association, confere total respeito social e ambiental aos lotes que compramos. Na fábrica temos esse tratamento da fumaça e por último mas não menos importante tratamos todo nosso residuo com a Arco, da forma menos impactante possível.”

Escrito por Café do Mercado