Café do Mercado

“O interesse por cafés de alta qualidade segue crescendo no mundo e no Brasil. Nossa dedicação em desenvolver as origens brasileiras de cafés de alta qualidade desde 1997 nos coloca em otima posição para participar desse mercado. Acreditamos e estamos vivenciando um novo boom de cafeterias, cada vez mais exigentes. A busca por cafés especiais (no nosso caso certificados pela BSCA) no varejo tambem é uma crescente.

Cuidar da natureza sempre foi importante pra nós. A certificação BSCA, Brazil Specialty Coffee Association, confere total respeito social e ambiental aos lotes que compramos. Na fábrica temos esse tratamento da fumaça e por último mas não menos importante tratamos todo nosso residuo com a Arco, da forma menos impactante possível.”

Escrito por Café do Mercado

Ana Maria e Caio Mincarone

“A Cantina Mincarone é um projeto de vinícola familiar. Ana Maria Mincarone, jornalista de formação, estudou permacultura, astrologia, calendário Maia e outras vertentes esotéricas antes de resolver fazer suco de uva por extração a vapor e iniciar um curso de agricultura biodinâmica para a implantação de um vinhedo de uvas americanas na propriedade da família em Porto Alegre. Seu filho Caio Mincarone, fotógrafo de surf que mora em Florianópolis, entrou de cabeça no projeto, que então passou a focar na produção de vinhos… e o vinhedo ganhou mudas de castas europeias, principalmente nebbiolo (que produziram os primeiros cachos em 2022), mas também testando alvarinho, arinto, sangiovese, barbera, semillon e marselan. As primeiras vinificações aconteceram em 2017 sob a batuta da mestra Lizete Vicari e de seu filho José Augusto. Ana e Caio aprenderam os processos de vinificação ancestral e desde então seguem fazendo micro-vinificações experimentando diversas castas e terroirs nos mais de 20 rótulos produzidos a cada safra.

Os vinhos tranquilos Minca, tanto os tintos quanto os brancos (ou laranjas), são feitos com maceração pelicular até quase o final da fermentação alcoólica. Vinificados naturalmente, sem uso de insumos enológicos e utilizam pequenas doses do conservante sulfito (SO2) apenas se necessário, fato raríssimo até hoje. A fermentação é espontânea, com leveduras indígenas em tanques inertes. Não se realiza filtragem, clarificação, chaptalização e nem correções em geral. Em cada garrafa se encontra apenas mosto fermentado de uvas viníferas para melhor expressão do terroir.”

Escrito por Caio Mincarone

 

  • Agricultura: convencional e orgânica, dependendo do vinho
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural

Paulo Backes

“A MONTE é um projeto de mapear os distintos terroirs do Sul do Brasil, produzindo vinhos que expressem a essência de cada paisagem vitícola. Foi fundada em 2017 e produz vinhos autorais de diversas castas originárias de vinhedos da Serra Gaúcha, Serra Catarinense, Serra do SE, Campos de Cima da Serra e Campanha.”

Escrito por Paulo Backes

 

  • Agricultura: convencional
  • Vinhedos próprios: não
  • Qtd. de garrafas produzidas: 800 garrafas
  • Vinificação: natural com adição de SO2