Zulmir e Neusa de Lucca

Zulmir e Neusa de Lucca, começaram a plantar uvas, e vinificar juntos na década de 90 na serra gaúcha. Anos depois adquiriram uma área de terra virgem, Campo nativo, terra livre, e limpa de qualquer tipo de agrotóxicos. Era o início de um sonho sonhado a dois produzir uvas orgânicas com viniferas no Brasil! Zulmir de Lucca pesquisou terras, por mais de um ano, em todo o sul do país até encontrar esse lugar com características únicas, um micro clima, com grande amplitude térmica (frio de noite, e quente de dia).

“Bioma Pampa gaúcho, solo xisto calcário, campanha gaúcha. Onde cultivamos nossas uvas, cabernet sauvignon, tannat, barbera de Piemonte, pinot noir, Moscato bianco ou antigo, peverella, chardonnay, cabernet franc, Goethe. Moscato de Hamburgo. Estamos construindo a nova vinícola de Lucca junto aos vinhedos orgânicos de lucca. Cada dia é um novo desafio, não é, e nunca foi fácil. Mas estamos na luta por um lugar melhor!! Cuidando da natureza para que assim possamos ter um eco sistema equilibrado, e a saúde de nossos clientes!”

Escrito por Zulmir De Lucca

 

  • Agricultura: orgânica
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural sem SO2

Marina Gallian

“A Biosabores é uma empresa agrícola de uma família pequena (4 pessoas, sendo 2 crianças), que produz suco de uva integral e vinhos naturais.
A produção de vinhos data de 2018, com o primeiro vinho sendo o Farfalla, elaborado a partir das uvas de videiras centenárias. A partir daí nos embrenhamos no mundo do vinho e começamos a vinificar todas as uvas do sítio, experimentando diferentes fermentações e combinações entre as variedades, seja co-fermentação ou cortes.

O nosso propósito não é simplesmente produzir suco ou vinho, mas sim proteger um pedacinho de planeta, que demos o apelido de Sítio 62 (em homenagem a Rache Carson, que em 1962 lançou o livro Primavera Silenciosa). Os produtos provenientes do vinhedo são formas de demonstrar que é possível cultivar a terra com respeito e poder levar isto a muitas pessoas faz com que essa ideia se propague.”

Escrito por Marina Gallian.

 

  • Agricultura: orgânica e biodinâmica
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural sem SO2