Rodrigo Veraldi Ismael

  • Vinícola

Os Vinhos Artesanais Entre Vilas são produzidos no Altiplano do Baú, desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar, na serra da Mantiqueira, no município de São Bento do Sapucaí-SP. A condução dos vinhedos é feita com o mínimo de intervenção possível pois as vinhas são protegidas com uma estrutura que as protege das chuvas, minimizando a ocorrência de doenças e também oferecendo uma perfeita maturação das uvas.

  • Restaurante

Seguimos os princípios básicos do movimento Slow Food, que prega o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores. O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

 

  • Agricultura: sustentável
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural

Lizete Vicari

Domínio Vicari é um projeto de agricultura familiar em Monte Belo do Sul, localizado no coração da região vitivinícola da Serra Gaúcha, conduzido por Lizete Vicari e seu filho, o enólogo José Augusto Vicari Fasolo.
Focado na produção de vinhos de fermentação espontânea com mínima intervenção e sem a utilização de insumos enológicos, o projeto nasceu no ano de 2007 na Praia do Rosa em Santa Catarina.
Vinificando uvas oriundas da Serra Gaúcha produziram-se na safra de 2008 os primeiros vinhos da Domínio Vicari, um Riesling Itálico e um Merlot, a partir da safra 2014 passaram-se a utilizar também uvas provenientes da Serra Catarinense.
Em 2016 o projeto muda-se para Monte Belo do Sul, após a aquisição de uma pequena propriedade onde imediatamente começa a conversão para agricultura orgânica, são cerca de 1,7 Ha de vinhedo com as variedades Riesling Itálico, Pinot Noir, Chardonnay e Vermentino.
Desta forma, a Domínio Vicari vem produzindo vinhos de vinificação natural de diversos terroirs brasileiros, sempre procurando parcerias com produtores que visam a redução do uso de defensivos, hoje já foram vinificadas mais de 20 variedades diferentes, sempre buscando a máxima expressão da fruta e sua origem.
Vinhos únicos, elaborados por processo artesanal com acompanhamento absoluto, produzidos com leveduras selvagens, não são clarificados e nem filtrados, não fazem passagem por madeira e não contém dióxido de enxofre adicionado, vinhos sem aditivos para que a uva expresse todo o seu potencial. Vinho sem máscaras.

 

  • Agricultura: convencional e sustentável
  • Vinhedos próprios: não
  • Vinificação: natural