Pianegonda Vinhos

“Somos uma vinícola dedicadada a produção de vinhos biodinâmicos e naturais na cidade de Viamão/RS.
Nossa propriedade possui 3 hectares e pretendemos chegar a 1 hectare de vinhedo plantado.
Nossos vinhedos começaram a ser implementados no ano de 2015 e desde então o manejo é biodinâmico. Estamos em processo de certificação Demeter.
As Variedades plantadas são chardonnay, alvarinho, tannat, nebbiolo, verdicchio.”

Escrito pela equipe Pianegonda Vinhos

Marina Gallian

“A Biosabores é uma empresa agrícola de uma família pequena (4 pessoas, sendo 2 crianças), que produz suco de uva integral e vinhos naturais.
A produção de vinhos data de 2018, com o primeiro vinho sendo o Farfalla, elaborado a partir das uvas de videiras centenárias. A partir daí nos embrenhamos no mundo do vinho e começamos a vinificar todas as uvas do sítio, experimentando diferentes fermentações e combinações entre as variedades, seja co-fermentação ou cortes.

O nosso propósito não é simplesmente produzir suco ou vinho, mas sim proteger um pedacinho de planeta, que demos o apelido de Sítio 62 (em homenagem a Rache Carson, que em 1962 lançou o livro Primavera Silenciosa). Os produtos provenientes do vinhedo são formas de demonstrar que é possível cultivar a terra com respeito e poder levar isto a muitas pessoas faz com que essa ideia se propague.”

Escrito por Marina Gallian.

 

  • Agricultura: orgânica e biodinâmica
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural sem SO2

Helio Marchioro

“A Vinícola Casa Ágora é um projeto familiar que nasceu oficialmente em 2014, com a conversão dos vinhedos para produção orgânica em Pinto Bandeira – RS. O espírito do projeto é oferecer vinhos que expressem ao máximo o seu terroir, de forma sustentável, respeitando a natureza. O vinhedo possui certificação orgânica e em processo do selo biodinâmico. São vinhos de vinificação natural com levedura selvagem, sem adição de ingredientes externos. Temos diversas parcerias, sendo uma delas com uma família de índios caingangues, do noroeste do RS, que produzem nossas cápsulas e dão mais significado para nossa identidade visual que está sendo construída com base na cultura indígena.”

Escrito por Helio Marchioro

 

  • Agricultura: orgânica e biodinâmica
  • Vinhedos próprios: sim
  • Qtd. de garrafas produzidas: 12.000 garrafas
  • Vinificação: natural com adição de SO2 e realização de trasfegas