Mapa Naturebas

Voltar para a lista
Produtores
Vinhos
Bento Gonçalves / Brasil
Vanessa Medin
Vinhos Artesanais Vanessa Medin
Vanessa Medin
Vinhos Artesanais Vanessa Medin

“Acredito ser a mais jovem produtora de vinhos de vinificação natural em idade e tempo também.
Nasci no dia do enólogo e talvez isso já fosse um aviso do universo, sou filha, neta e bisneta  de viticultores, cresci em meio aos parreirais, desde muito cedo tornei-me apaixonada por este universo, já em minha adolescência, decidi que queria trabalhar com vinhos.

Trabalhei em vinícolas de grande, médio e pequeno porte. Comecei no mundo do vinho em 2008 onde tive um rápida passagem pela Cooperativa Aurora no turismo, minha primeira chefe foi Eliane Frare, eu usava aqueles vestidões. No mesmo ano fui para Miolo Wine Group, onde tive o contato com o primeiro chefe enólogo da vida Paulo Giacomoni era o chefe do engarrafamento, setor em que iniciei, como assistente de produção, em seguida fui para turismo e comecei a cursar o superior em Enologia e logo vi que o turismo não era o que fazia meu coração bater mais forte, não que eu não gostasse mas ainda não havia me encontrado! Em 2011 voltei para área técnica graças a uma oportunidade dado pelo Miguel Ângelo Vicente Almeida(enólogo), primeiramente fazendo um treinamento no laboratório para ir para a unidade do Seival( Campanha Gaúcha ) na safra 2012, que abriu portas para uma experiência na unidade do Vale do São Francisco com Flavio Durate (enólogo) e quando voltei para Serra fui para o Laboratório, na safra de 2013 e 2014 tive a oportunidade de trabalhar com o Giuberto Simonaggio(enólogo) diretamente na elaboração, passei também rapidamente e concomitante com a Miolo pela Pizzato em 2013 onde trabalhei como estagiária nos finais de semana no turismo e em 2014 fui para Bueno Wines. Mas o seu contato com a  vinificação natural, aconteceu somente no final de 2015, quando fui trabalhar no Atelier Tormentas, foi paixão a primeira vista!

Além do conhecimento e da experiência adquirida nas empresas que trabalhei, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, alguns dos principais nomes do vinho natural da Europa em viagens para Europa.
Encantei com o mundo do vinho “natural”, passei a sonhar em  produzir vinhos que acima de tudo, representassem a minha filosofia de vida, vinhos com alma e identidade, verdadeiros, saudáveis, puros, sem  adição de  produtos enológicos, sem correções ou mínima intervenção. Vinhos livres… Em 2018 comecei a colocar meus sonhos em ação e fiz uma pequena vinificação, este foi meu início…
Sou grata a todas as pessoas e oportunidade que tive!”

Escrito por Vanessa Medin

 

  • Agricultura: em conversão
  • Vinhedos próprios: sim
  • Vinificação: natural

Como chegar

Linha 15 da Graciema - Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves - RS

Brasil

Voltar para a lista