Sobre a Naturebas

A Naturebas 2020 assumiu proporções muito maiores. E nos próximos anos queremos transformá-lo no maior evento relacionado a vinhos naturais e pensamento sustentável de que já se teve notícia.

Naturebas 2020: um híbrido entre o mundo virtual e o mundo físico como nunca ninguém tinha visto. Afinal, esse é o momento ideal para se discutir sobre as cadeias de produção e consumo, para comprar de maneira mais direta, e estabelecer uma relação real com quem cultiva o alimento que você come ou o vinho que você bebe. 

A pandemia e a impossibilidade de fazer um evento presencial grande, nos moldes das outras edições, nos forçou à criatividade e a sair novamente do senso comum: por isso criamos do zero essa plataforma que vocês estão agora, para que as pessoas pudessem entrar nesse mundo meio mágico, sem as limitações do mundo físico e sem a impessoalidade do mundo virtual, repleto de vinhos, de tradições alimentares, de inovações, de iniciativas legais, de produções sustentáveis e novas idéias sobre modos de produção e de vida, além de muita gente criada solta pra contar sua história.

De cara vocês encontram aqui um mapeamento de todos os produtores de vinhos, alimentos, restaurantes, bares e lojas que servem vinho natureba, de feiras orgânicas e iniciativas sustentáveis, todos com canal de compras direto. Lançamos o mapa durante a Naturebas 2020 e vamos alimentá-lo mensalmente. Nossa idéia é fortalecer essa cadeia de consumo mais justa, levando quem produz até quem compra. Para usar, é só buscar lá no nosso mapa as categorias, nome, tipo de produto, e entrar em contato direto. Vamos mapear o mundo inteiro – e muitos dos lugares e produtores do mapa já vem de um trabalho de mais de 10 anos de coleta dessas informações pela Lis Cereja e equipe Naturebas.

Quer acessar o mapa? Clique aqui. 

Reunimos  um time de pensadores, filósofos, revistas, escritores, ativistas, instituições, movimentos sociais e agrícolas, escolas e gente legal e criada solta no geral, por esse mundão afora,  que alimentaram de conteúdo porrada todos os dias de novembro nossa plataforma. E vamos continuar alimentando esse nosso mundo virtual de conteúdo legal durante todo o ano.

Como se não bastasse, foram centenas de apresentações de produtores de vinhos,  alimentos e outras bebidas, para você conhecer mais a fundo quem produz seu vinho ou seu alimento, além das masterclasses com uma galera de peso  em cada tema, para quem quis se aprofundar nos temas de vinho, agricultura, fermentação, degustação. Sim, e tudo ficou gravado para vocês assistirem quando quiserem. 

Tudo isso está lá no nosso acervo de conteúdo. Clique aqui para assistir. 

E evento no mundo “real”? Teve? Opa, claro que sim. Foram mais de 30 degustações e eventos pequenos e adaptados à realidade da pandemia, durante todo o mês de Novembro. Aliás, o lançamento do nosso documentário sobre os produtores Naturebas brasileiros, o #FreeRangedoc, estreou também durante o mês da Naturebas, em evento no Teatro Oficina e virtualmente aqui na plataforma.

Ainda não assistiu o documentário? Clique aqui para assistir na íntegra. 

 

QUANDO E ONDE?

A Feira Naturebas 2020 aconteceu de 01 à 30 de Novembro, com conteúdo virtual todos os dias, além de eventos presenciais pequenos e adaptados à pandemia.

Foram mais de 300 apresentações de produtores, vinhateiros e importadores confirmadas na nossa Feira Virtual, 30 eventos & degustações presenciais durante o mês de Novembro, 14 Masterclasses, 3 exibições de filmes e mesas redondas, além de 80 pessoas alimentando todo dia nossa plataforma de conteúdo sobre sustentabilidade, vindas de mais de 15 países diferentes.

 

COMPRE SEU INGRESSO

 

Sobre as outras edições:

A Naturebas vai para sua oitava edição esse ano. É a primeira – e ainda única – feira no Brasil especializada em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, pouco a pouco se tornando referência sobre o tema na América Latina. 

A feira nasceu em 2013 com o objetivo de aproximar o consumidor final do produtor, sem intermediários, dentro da Enoteca Saint VinSaint – uma das pioneiras no ramo de vinhos naturais no país, desde 2008. Desde a primeira edição a feira cresceu exponencialmente: hoje recebe 2.000 visitantes e mais de 120 expositores, sendo realizada na Casa das Caldeiras, edifício industrial histórico paulista do século XIX.

A feira não tem fins lucrativos. Os produtores não pagam pela participação e a feira não fica com nenhuma porcentagem das vendas, revertendo toda a venda dos ingressos para bancar a própria estrutura. A idéia é permanecer independente e não depender de investimentos externos. O espaço é livre para que os produtores vendam, exponham, conheçam os consumidores e conheçam novos importadores. Na última edição, em 2019,  mais de *30%* dos expositores que não tinham importadores no Brasil conseguiram parceiros comerciais e agora podem exportar os seus vinhos para o mercado brasileiro.  

Durante o evento, várias atividades ligadas à sustentabilidade ocorrem em paralelo. Na última edição, foram recolhidos e reciclados 944 kg de vidro, 26 kg de plástico, 592 kg de papelão e 26 kg de resíduos orgânicos e embalagens biodegradáveis para alimentos. Isso tem impacto direto no meio ambiente: 73.142 litros de água e 1.311 kWh de energia elétrica foram economizados na cadeia produtiva, 12 eucaliptos foram preservados e 16 litros de petróleo não tiveram que ser extraídos.