Feira Naturebas 2021

Data: 21.11

Horário: das 13h à 18h.

Valor do ingresso: R$ 189

Local: Ocupação 9 de Julho, R. Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista, São Paulo.

COMPRE AQUI SEU INGRESSO

 

A feira de 2021:

A Feira Naturebas vai para sua nona edição esse ano, mais presencial do que nunca depois desses dois anos de pandemia. É a primeira – e ainda única – feira no Brasil especializada em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos, pouco a pouco se tornando referência sobre o tema na América Latina.

Esse ano trabalharemos com todas as restrições e protocolos de segurança necessários, portanto, faremos a feira apenas para 500 participantes, esperando contudo, mais de 70 expositores de vinhos naturais e outras bebidas, cervejas selvagens, chocolates e queijos, azeites e charcutaria, fermentados, alimentação no geral e medicina tradicional.

A venda? Direta entre vocês e os produtores, como sempre. Continuaremos sem intermediar, sem porcentagem em cima do faturamento e não cobramos nada para os expositores participarem na feira. O espaço é livre para que os produtores vendam, exponham, conheçam os consumidores e conheçam novos importadores. 

A cozinha da Naturebas 2021 ficará nas mãos do chef Checho Gonzales, e todo o dinheiro arrecadado com isso será revertido para benfeitorias na própria Ocupação 9 de Julho. 

* máscaras serão obrigatórias durante todo o evento, assim como a apresentação da carteirinha de vacinação com as doses da Covid em dia * 

Os outros anos:

A feira nasceu em 2013 com o objetivo de aproximar o consumidor final do produtor, sem intermediários, dentro da Enoteca Saint VinSaint – uma das pioneiras no ramo de vinhos naturais no país, desde 2008. Desde a primeira edição a feira cresceu exponencialmente: em 2019 recebeu 2.000 visitantes e mais de 120 expositores, com edição presencial realizada na Casa das Caldeiras, edifício industrial histórico paulista do século XIX. A edição de 2020 foi um gigantesco híbrido entre o mundo real e o mundo virtual, com mais de 300 apresentações, masterclasses e talks com os principais nomes relacionados ao vinho natural e ao pensamento sustentável mundiais. Tudo isso está disponível no nosso acervo de conteúdo.

A feira não tem fins lucrativos. Os produtores não pagam pela participação e a feira não fica com nenhuma porcentagem das vendas, revertendo toda a venda dos ingressos para bancar a própria estrutura. A idéia é permanecer independente e não depender de investimentos externos. O espaço é livre para que os produtores vendam, exponham, conheçam os consumidores e conheçam novos importadores. Na última edição presencial, em 2019,  mais de *30%* dos expositores que não tinham importadores no Brasil conseguiram parceiros comerciais e agora podem exportar os seus vinhos para o mercado brasileiro.  

Durante o evento, várias atividades ligadas à sustentabilidade ocorrem em paralelo. Na edição de 2019 foram recolhidos e reciclados 944 kg de vidro, 26 kg de plástico, 592 kg de papelão e 26 kg de resíduos orgânicos e embalagens biodegradáveis para alimentos. Isso gerou um impacto direto no meio ambiente: 73.142 litros de água e 1.311 kWh de energia elétrica foram economizados na cadeia produtiva, 12 eucaliptos foram preservados e 16 litros de petróleo não tiveram que ser extraídos. Toda a cozinha, feita pelo pessoal da própria Enoteca Saint VinSaint, foi feita à base de “xepa” de feiras orgânicas, e todas as embalagens foram pensadas para serem 100% compostáveis ou comestíveis.