Feira Naturebas 2024 

A Feira Naturebas completou 11 anos em 2023, e vamos para a décima segunda edição em 2024.  É a primeira – e ainda única – feira no Brasil especializada em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos,  pouco a pouco se tornando referência sobre o tema na América Latina. Não cobramos taxas de participação dos produtores e nem ficamos com porcentagem das vendas – a feira é um espaço livre para quem produz vender diretamente para quem come ou bebe, pois acreditamos que mudar a forma de consumir é uma das grandes chaves do movimento de vinhos naturais e agricultura limpa.

 Depois de 10 anos em solo brasileiro, fizemos nossa primeira edição fora do país em 2022 em Montevidéu | Uruguay.

 

Para 2024 já temos datas: 29 & 30 de Junho em São Paulo.

Quando começou?

A feira nasceu em 2013 com o objetivo de aproximar o consumidor final do produtor, sem intermediários, dentro da Enoteca Saint VinSaint – uma das pioneiras no ramo de vinhos naturais no país, desde 2008. Desde a primeira edição a feira cresceu exponencialmente: de 20 expositores e 100 participantes, chegou em 2022 com mais de 120 expositores e cerca de 2000 participantes.

Como funciona?

Os produtores não pagam pela participação e a feira não fica com nenhuma porcentagem das vendas, revertendo toda a venda dos ingressos para bancar a própria estrutura. A feira não tem fins lucrativos. A idéia é permanecer independente e não depender de investimentos externos. O espaço é livre para que os produtores vendam, exponham, conheçam os consumidores e conheçam novos importadores.

Quem participa?

Produtores de vinhos naturebas e alimentos agroecológicos. Participam produtores de vinhos naturais, de vinhos orgânicos, de vinhos biodinâmicos e outros artesanais que consideramos de alguma maneira sustentáveis, mas que não se enquadram nas categorias citadas, como produtores que estão ainda convertendo seus vinhedos para orgânico ou diminuindo insumos. Motivo? Acreditamos que podemos incentivar cada vez mais produtores a partir para um caminho de agricultura e vinificações limpas se os trouxermos para dentro do movimento, ao invés de afastá-los dele. O trabalho de curadoria de produtores é feito um a um, enviando para cada produtor, todos os anos, um questionário sobre manejo, vinificação e insumos usados. A decisão de quem participa ou não do evento é feita então por nós, tendo em vista o histórico do produtor, seus objetivos de produção e comprometimento com uma agricultura e vinificação cada vez mais limpas.

E os produtores que não tem importação no Brasil?

São Paulo é uma grande porta de entrada para a América Latina e boa parte dos produtores de vinho que participam da feira ainda não tem importadores ou distribuição no país. Cerca de  *30%* dos produtores, em cada edição, conseguem parceiros comerciais.

Acervo de conteúdo:

Durante a pandemia, a edição de 2020 foi um gigantesco híbrido entre o mundo real e o mundo virtual, com mais de 300 apresentações, masterclasses e talks com os principais nomes relacionados ao vinho natural e ao pensamento sustentável mundiais. Tudo isso está disponível no nosso acervo de conteúdo.

Sustentabilidade:

Em todas as edições, durante o evento, várias atividades ligadas à sustentabilidade ocorrem em paralelo, da cozinha feita com xepa de feira, passando pelas embalagens compostáveis ou comestíveis, até a reciclagem de TODO material utilizado.

Os carroceiros são nossos grandes parceiros e responsáveis por mais de 90% de toda a reciclagem da cidade de São Paulo. Os carroceiros do projeto Reciclabela, coletaram para reciclagem durante a edição de 2023:

– papelão | 349,1,49 kg.
– plástico | 29,3,17 kg.
– vidro | 860 kg.

Com isso, foram economizados na cadeia produtiva :

– 1578 kwz de energia.
– 17.196 litros de água.
– 1.49 ton de C02 .
– 1,73m3 de espaço de aterro.
– 6 árvores.
– 168 litros de petróleo.