Programação

Voltar para a lista
14
nov
19:30 às 21:00
Palestra/Conteúdo
Leticia Janicsek (Bora Fermentar) | Bebidas fermentadas por mulheres
Leticia Janicsek (Bora Fermentar) | Bebidas fermentadas por mulheres
O Bora Fermentar [https://www.instagram.com/borafermentar/] convida as especialistas em bebidas etílicas Fernanda Lazzari da Morada Etílica [https://www.instagram.com/morada_cia_etilica], Rosária Penz Pacheco da Hildegard Cervejaria Cigana [https://www.instagram.com/hildegard_cervejas/] e a Dra. Aline Bortoletto da INOVBEV Pesquisa e Desenvolvimento de Bebidas [https://www.instagram.com/inovbev.br/] para um bate-papo sobre produção e consumo de bebidas alcoólicas e fermentadas.
Sobre as convidadas:
Fernanda Lazzari é Engenheira Agrônoma e Mestre em Biologia. É sócia fundadora da cervejaria cigana Morada Cia. Etílica, com cervejas premiadas em concursos nacionais e internacionais. Participou ativamente na fundação da ACervA-PR e é associada ativa da Procerva. Promove diversos concursos de cerveja e hidromel, cursos de degustação, harmonização e análise sensorial. Fernanda é Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers e juíza nível National, Mead e Cider Judge pelo Beer Judge Certification Program. Recentemente estreou no mundo dos vinhos com o espumante Eu Borbulho Branco, que recebeu o prêmio de melhor exemplar nacional na categoria Espumante Orgânicos/Naturais/Biodinâmicos da Grande Prova Vinhos do Brasil 2020.
Rosária Penz Pacheco é Sommelière de cervejas pelo Senac/Doemens Academy e pelo Instituto da Cerveja (ICB), hoje integra o corpo de professores da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Possui uma empresa de consultoria sensorial para bares e cervejarias que possui o mesmo nome do bar de cervejas artesanais que possuía desde 2016 – Penz Bier. Hoje é sócia e designer das receitas da Hildegard Cervejaria Cigana e Organizadora da Copa Sul-americana de Cerveja. Também é juíza BJCP e mestranda de Nutrição na UFCSPA onde desenvolve um projeto de cerveja artesanal sem álcool.
Dra. Aline Bortoletto é Diretora e Fundadora da INOVBEV Pesquisa e Desenvolvimento de Bebidas. Cientista de Alimentos, Mestre e Doutora e Pós-doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela ESALQ-USP com ênfase em Tecnologia de Bebidas. Possui especialização em Produção de bebidas alcoólicas, Análise sensorial, Psicologia cognitiva e Compostos aromáticos, na Université de Bourgogne e na AGROSUP Dijon, França. Atua desde 2009 em pesquisa e inovação com foco em Sistemas de Garantia e Controle de Qualidade Química e Sensorial na Produção de Bebidas. Ministra cursos e consultorias na área de Qualidade, Produção e Envelhecimento de Bebidas, Regulamentação e Legislação para estabelecimento produtor, Degustação, Análise Sensorial e Desenvolvimento de Produtos e Processos Tecnológicos.
Sobre o Bora Fermentar:
Plataforma fundada por Leticia Janicksek para difundir fermentados de todas as origens de maneira didática e sem tabus.
Contato de todas elas:
Voltar para a lista